Palavra... Qual a palavra que usarei para descrever o que foi os Jogos Olímpicos de Londres? Magnifico? Surpreendente?. Tudo foi muito surreal, foram 19 dias de competições, emoções, vitórias, recordes e, claro, algumas derrotas e desilusões desde o pontapé inicial para os torneios de futebol, no dia 25 de julho, até o domingo, 12 de agosto, dia em que a maratona, o pentatlo moderno e o basquete finalizaram os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Como era de se esperar, a Festa de Encerramento também foi um verdadeiro show.
Nomes como One Direction, Jessie J, Beatles, Queen, Spice Girls e até John Lennon e Freddie Mercury encantaram a noite. Os ingleses deram adeus ao principal torneio esportivo do planeta em grande estilo, até com a presença dos personagens Batman e Robin.
Uma incrivel festa que durou pouco mais de 1h30 e só se encerrou quando os Jogos de Londres passaram oficialmente o rótulo de sede olímpica ao Rio de Janeiro, com a presença do prefeito Eduardo Paes e outras personalidades, como Pelé, os britânicos mostraram ao mundo um pouco mais de sua cultura musical por meio de dezenas de grandes nomes locais e canções que consagraram o universo da música nas últimas décadas.
As apresentações tinham bandas tradicionais no Reino Unido, como a já falada One Direction e Stomp. O cenário central do estádio era enfeitado com as cores da bandeira da Grã-Bretanha: o azul, o branco e o vermelho, acompanhados por inúmeros personagens contracenando e embalando as caixas de som. Posteriormente, a lenda Ray Davies - conhecido por seu trabalho com a banda de rock The Kinks - chegou de táxi ao local e passou a cantar ao público.
A aparição de Batman e Robin em meio a um jogo de luzes bastante colorido havia marcado a Cerimônia, logo após a execução do hino britânico e de apresentação da banda local Madness, que cantou em carro alegórico e com a presença de dezenas de dançarinos e figurantes. O Estádio Olímpico de Londres estava lotado e empolgado com as apresentações, que mantinham o excelente nível apresentado na Abertura. O destaque desta vez era o show de inúmeros grandes nomes da cultura musical da Grã-Bretanha.
Logo depois com imagens de John Lennon no telão e centenas de crianças ao redor da pira olímpica, cantarão a canção Imagine, obra-prima dos Beatles e do músico, gravada em 1971 com álbum homônimo, a Cerimônia seguiu a todo vapor, no Estádio Olímpico da capital da Inglaterra.
A canção é considerada uma espécie de "Hino da Paz" devido à sua letra que pede pela união dos povos e os pedidos por um mundo em paz. Lennon, britânico nascido em Liverpool, cantor e compositor da música, foi morto em 1980 vítima de um assassinato. O igualmente cantor pop britânico George Michael foi mais um a se apresentar na sequência, assim como Annie Lenox.
Depois de John Lennon, outro homenageado, na Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Londres, também foi David Bowie, músico, ator e produtor musical inglês nascido em 1947 e ícone da cultura britânica. Ele foi lembrado com uma rápida seleção de seus maiores sucessos, enquanto modelos do Reino Unido apareciam e desfilavam pelo estádio. As mulheres trajavam roupas inspiradas em medalhas olímpicas e roubaram a cena na região central do local. Entre elas, a famosa Naomi Campbell, de 42 anos.
Um dos espetáculos mais aguardados da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, foi o ex-grupo britânico das Spice Girls se reuniu e ingressou no Estádio Olímpico por volta das 18h50 (de Brasília) para incendiar o público que lotava o local. Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham chegaram cada uma em um táxi e levaram os presentes à loucura. Elas ainda cantaram seus sucessos em cima dos carros, o que deu ao show um toque especial.
A espetacular sequência da música britânica seguiu explodindo o Estádio Olímpico. O garoto prodígio Ed Sheeran foi o primeiro, seguido pelo polêmico ator e rockeiro Russel Brand, pelo mito da música eletrônica Fatboy Slim, pelo rapper Tinie Tempah (que cantou no Lollapalooza brasileiro deste ano), pelo igualmente rapper Taio Cruz, pela cantora Jessie J, cada um cantando e esboçando uma parte de seus sucessos.

Posteriormente, a banda Muse, que abriu a turnê do lendário grupo U2 no Brasil no ano passado, emendou a canção Survival, música-tema oficial da Olimpíada 2012. Os britânicos são um misto de gêneros musicais, como rock alternativo, música eletrônica e clássica, e foram o primeiro grupo a lotar o recém-construído Estádio de Wembley, em Londres, em junho de 2007. Assim, a Cerimônia de Encerramento ia chegando ao fim. Deixando saudades a todos que assistiram e vibraram com os 16 dias de olimpiadas... Agora é só esperar a vez do Brasil! 2016 já, já tá ai!
Edmilson Marinho, redação JE!
0 comentários:
Postar um comentário