"Compatriotas: cancelem suas contas no Facebook, vocês têm trabalhado de graça como informantes da CIA", escreveu a ministra do Serviço Penitenciário da Venezuela, Iris Varela, em sua conta pessoal no Twitter.
O norte-americano Edward Snowden, um ex-prestador de serviço da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) que está em um aeroporto de Moscou enquanto busca asilo em outro país e tenta driblar a captura dos Estados Unidos, vazou no mês passado detalhes sobre a obtenção de informações por agências de inteligência norte-americanas por meio de sites populares na Internet, incluindo o Facebook.
Governos latino-americanos pediram ontem aos Estados Unidos uma explicação sobre as acusações de que teria praticado espionagem na região, o que desencadeou uma onda de indignação que pode danificar a sua posição na América Latina.
No Brasil, o maior parceiro comercial dos EUA na América do Sul, senadores questionaram a visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff planeja fazer a Washington, em outubro, e a potencial compra bilionária de caças fabricados nos Estados Unidos que o Brasil vem considerando.
Um senador disse que o Brasil deveria oferecer asilo a Snowden por sua prestação de informações de vital importância para a segurança nacional do país. Outro senador afirmou que Snowden deveria obter a cidadania brasileira.
A Venezuela ofereceu asilo a Snowden, mas ele ainda não respondeu, e sua saída de uma área de trânsito do Aeroporto Internacional de Sheremetyevo parece difícil.
Copyright Thomson Reuters 2012
0 comentários:
Postar um comentário