O recurso serve como ponte entre redes sociais e TV. E isso é cada vez mais perceptível quando algum programa de televisão faz sucesso nas redes e até quando algumas frases param nos Trending Topics do Twitter. A tendência é de que as pessoas comentem por meio de tuítes o que está acontecendo e o que estão assistindo.
Uma pesquisa realizada pela empresa de mercado e gestão de relacionamentos nas redes sociais E.life aponta que 98% das pessoas estão conectadas diretamente às mídias sociais. Quando se trata do fenômeno da Segunda Tela, 71% das pessoas utilizam a web enquanto assistem TV. Além disso, 26% escolhem suas programações de acordo com os comentários na web.
O crescimento no uso da internet móvel nos smartphones também reflete essa tendência. Segundo dados da BI Inteligence, 85% dos usuários estão presentes no comportamento da Segunda Tela pelo menos uma vez por mês. Um exemplo disso é a ferramenta TV Square que agrega tuítes de várias pessoas que estão falando sobre um determinado programa ou emissora de televisão.
Essa propagação de mais conteúdo é um beneficio tanto comercial quanto pessoal, já que o hábito de assistir televisão é comum entre familiares e amigos. Marcos Gomes fundador da boo-box — empresa de mídia digital — explica que essa ferramenta pode proporcionar a interação entre anunciantes e consumidores.
— O maior benefício da segunda tela é trazer interatividade para o hábito de assistir TV, que sempre foi, mas nunca houve real interação entre o telespectador e o emissor. Agora, porém, o consumidor consegue interagir com o emissor, o feedback e a resposta aos estímulos são imediatos.
A E.life acrescenta que as redes sociais funcionam como canais de comunicação com para se comunicar com o atendimento das empresas (SAC). A pesquisa ainda revela que, 67% das pessoas seguem páginas, produtos e serviços para receber esse tipo de atendimento.
Para a vice-presidente do Twitter,Chloe Sladden, o serviço é uma das ferramentas que mais integra as pessoas, inclusive o telespectador. Para ela o recurso da Segunda Tela cria uma nova atmosfera e um meio diferente de comunicação.
A tecnologia e o fenômeno da Segunda Tela servem como um resgate da comunicação, além de inová-la. Gomes que utiliza a Segunda Tela em campanhas de publicidade acredita nessa inovação.
— Não existe mais o monólogo tradicional, agora há diálogo e isso é fruto da tendência da Segunda Tela.
*Yanes Sarah, do R7
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